História da Rede Wave

A estação é uma filial da Wave Fm Australiana que nasceu como 2WL e começou a transmitir em 18 de julho de 1931. A estação era propriedade da Wollongong Broadcasting Pty Ltd. O estúdio e os escritórios da estação ficavam em Edward Street, e estavam ligados a uma antena de transmissão em Unanderra.  A estação foi inaugurada oficialmente por JP Caddy, presidente da Câmara de Comércio de Illawarra.

Em novembro de 1980, o 2WL saiu do ar brevemente depois que um tornado danificou gravemente a torre de transmissãoApós 61 anos de transmissão AM, a estação mudou para a banda FM em julho de 1992.

Em julho de 2021, foi anunciado que os proeminentes locutores Lyndal Rogers e Ryan Cram, se mudariam para a competição, juntando-se à Wave FM para apresentar um novo drive show. O programa deles substituiu o programa New , distribuído nacionalmente com Kate & Joel.

Em novembro de 2021, a ARN anunciou a aquisição da Grant Broadcasters que incluía a Wave FM.

Em setembro de 2021, o ex- vencedor do Australian Idol Damien Leith juntou-se ao programa de café da manhã como locutor após uma temporada de sucesso fazendo rádio matinal na estação irmã Power FM 98.1 em Muswellbrook .

No Brasil nasceu a afiliada Wave Fm com uma concessão da Wave Fm Australiana e começou a transmitir em 15 de abril de 2002. E nesses 21 anos a rádio passou por várias modificações atendentendo a ouvintes de 20 países como, Brasil, Estados Unidos, Suécia, Austria, Equador, Argentina, Japão, Suiça, Austrália, Guatemala, Portugal, Jamaica, Alemanha, Nigéria, Grã Bretanha, Rússia, Rômenia, Hungria, Lituania, Zambia, Sérvia e Canadá.

Sendo assim foi intitulada como A Verdadeira Geração do FM.